sexta-feira, 15 de maio de 2009

Entrevista a Juliet Marillier (Parte 3)

http://www.lydoeopinado.blogspot.com/


15º - Gostaria de fazer um projecto em parceria com outro autor? Quem escolher para trabalhar consigo?
Eu não me imagino a fazer algo assim, mas se fizesse iria escolher um escritor cuja forma de contar as histórias fosse razoavelmente parecida com a minha. Talvez a escritora australiana Kate Forsyth, autora da saga Withes of Eileannan, ou o escritoor de romances históricos célticos Jules Watson.


16º - Existe algum livro de outro autor que gostaria de ter escrito mas que “infelizmente” essa pessoa teve a ideia primeiro?
Não é tanto que outros autores tenham tido a ideia que eu também já pensara, é mais o facto de que há certos livros que eu admiro muito e gostaria de os ter escrito!


17º - Veio a Portugal no ultimo Verão. Gostou da viagem?
Sim, gostei, especialmente a minha ida aos edifícios históricos extraordinários de Sinta, e a oportunidade de conhecer tantos fãs! Eu fui extremamente bem recebida. A estadia em Lisboa também foi muito boa. Espero que possa voltar brevemente, e talvez ficar em Portugal o tempo suficiente para ver um pouco mais do país.


18º - E algum dia pensou em escrever um romance passado em Portugal, ou em Espanha?
É uma possibilidade para o futuro. Eu tenho um enredo interessante já imaginado que pode começar em Portugal ou Espanha, e depois levar as personagens para uma longa viagem a algum lado – seria mais romance histórico do que fantasia.


19º - Gosta de animais?
Eu adoro animais. A minha vida anda à volta dos meus dois cães e do meu gato. Eu tenho uma tendência para adoptar animais abandonados, e actualmente tenho uma cadela que adoptei quando ela já era velha, e estava abandonada. Eu tenho algumas novas fotografias de autor tiradas, em que numa delas o outro cão, Gretel, aparece comigo. Quando vejo televisão, é normalmente programas acerca de veterinários ou de cuidar de animais.


20º - Recentemente a Juliet apanhou um grande susto ao ser-lhe diagnosticado um tumor. Felizmente, o prognóstico está a ir bem. Mas como lidou com a notícia? O que mudou na sua vida?
Ainda estou a lidar com isso – a notícia foi um grande choque. Sim, poderia ter sido muito pior, mas estou a entrar num longo período de tratamento que me porá bastante doente, por isso irei trabalhar com empenho para mostrar coragem e manter-me calma. Após ter estado muito desanimada durante a primeira semana, decidi que não iria ouvir nenhum comentário negativo acerca da minha situação, daí ter colocado algumas mensagens no meu site, dizendo aos meus leitores para me enviarem apenas mensagens positivas (e recebi alguns emails lindos). O que mudou na minha vida? Muita coisa. Estou a anotar mentalmente todas as coisas bonitas à minha volta, e a pensar em todas as minhas boas experiências que tive no passado, e que arquivei da minha vida. A um nível mais prático, eu comecei a praticar uma dieta, estou a tentar manter a minha rotina de exercícios numa forma modificada, e estou a beber pelo menos oito copos de água por dia! E não estou a escrever à minha velocidade normal. Uma série destas coisas é a preparação para a quimioterapia, que vai puxar muito pelo meu corpo. Ter um descanso de não escrever far-me-á provavelmente ler mais livros (yay!) e fazer alguns trabalhos manuais, como croché.


21º - Durante esta entrevista contou-nos um pouco acerca de si e sobre os seus métodos de escrita. Os fãs portugueses gostariam de receber algumas palavras, conselhos, queremos que a Juliet lhes diga algo.
Eu não quero parecer demasiado séria nesta parte. No último mês e meio o meu pensamento tem estado ocupada com grandes questões: vida e morte, doença e saúde, o que faz com que as pessoas sejam curiosas, e por aí adiante. Na verdade, eu gostaria de dar aos meus fãs portugueses um grande obrigado por me ajudarem de forma tão maravilhosa e continuarem a ler os meus livros com gosto e apreciação. Significa muito para mim saber que vocês gostam assim tanto da minha escrita. Eu descobri que os meus leitores portugueses são altamente inteligentes (como pode ser demonstrado pelo tipo de questões que me fizeram) e extremamente cordiais e amigáveis.
Para aqueles de vocês que são escritores ou artistas criativos, continuem a trabalhar com força, sigam os vossos sonhos e tenham fé em vocês mesmos! Para aqueles que simplesmente adoram ler, espero que as vossas leituras vos empurrem para dentro dos mundos da imaginação, e façam com que a vossa vida diária brilhe mais.


http://www.lydoeopinado.blogspot.com/